A construção da ponte sobre o rio Itacaiunas, em Marabá, continua avançando na execução da concretagem dos pilares, estacas e travessas. Na via de acesso da Cidade Nova, os funcionários trabalham na continuação da montagem da armadura de aço das longarinas, assim como sua concretagem e na colocação das baias para pretensão (técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto) das longarinas.
O engenheiro Saulo Almeida, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), explica que longarina é a peça de concreto que interliga um apoio da ponte ao outro.
“A colocação das longarinas em cima do apoio é o que fará a interligação de um vão da ponte ao outro”, explica.
Na via de acesso a Nova Marabá, os funcionários trabalham na continuação da montagem das lajes pré-moldadas, da produção de armaduras com 1,80 m de diâmetro das estacas de 2000mm de diâmetro do leito do rio e na escavação de mais uma estaca do bloco de apoio no leito do rio. Além da dobra do aço das longarinas e do arrasamento das estacas dos blocos de apoio.
Já foram concretadas 58 das 64 estacas que dão suporte aos pilares. A maioria dos pilares concentram-se na margem esquerda do rio, no sentido ao núcleo da Cidade Nova, onde estão sendo erguidos 20 pilares. O projeto prevê ainda a construção de mais quatro pilares na margem direita do rio e mais dois no leito do Itacaiúnas.
A nova ponte terá 524 metros de comprimento com 12 de largura, sendo 1,85 metros de faixa de passeio. O prazo total para execução do projeto, previsto no contrato, é de 20 meses, sendo um mês para mobilização, 16 meses para a execução da obra e três meses para os trâmites finais.
A soma total da construção da nova ponte está orçada em R$ 109 milhões. Deste total, R$ 50 milhões será o aporte financeiro do Governo do Estado do Pará, onde 50% desse valor já foi transferido e depositado.
À Prefeitura de Marabá caberá a manutenção das demais despesas, R$ 59 milhões destinados exclusivamente para a construção da ponte, como também os serviços de infraestrutura nas vias de acesso até a cabeceira da ponte nas duas margens do rio. (Com Secom PMM)
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