As obras da construção já começaram e de acordo com o comando estadual dos Bombeiros, a previsão é que o Grupamento já esteja operacional em novembro deste ano e em pleno funcionamento no novo quartel, com atendimento 24 horas.
A ordem de serviço para a obra foi assinada em 26 de fevereiro, pelo governador do Estado, Helder Barbalho, no Palácio do Governo, em Belém, na presença do prefeito Moacir Pires e outras autoridades.
“Pela primeira vez, a cidade de Xinguara estará ganhando um quartel do Corpo de Bombeiros para todas as atividades desta corporação fundamental para bem servir e proteger a nossa população. Isto compõe a estratégia de expansão e ampliação, portanto, avançando para ter a presença e o fortalecimento do Corpo de Bombeiros por todo o Pará”, destacou o governador, Helder Barbalho.
Obras – Além do município de Xinguara, São Félix do Xingu, Novo Progresso, Portel, Almeirim e Oriximiná, também estão com obras em andamento e passarão a contar, pela primeira vez, com um quartel da corporação.
Para a construção da obra em Xinguara, a prefeitura cedeu uma área de 4,5 mil metros quadrados, localizada na Avenida Hermes Dantas, centro da cidade.
“Só temos a agradecer nosso governador Helder pelos investimentos feitos em nossa gestão. O quartel do Corpo de Bombeiros é uma das maiores obras em Xinguara. O lado importante disso tudo é que vai realizar serviços de prevenção e proteção de incêndios, busca e salvamentos, portanto, só temos a comemorar a parceria com o Estado”, disse o prefeito.
Hoje, além da capital, mais 27 municípios contam com a presença do serviço do Corpo de Bombeiros no Estado do Pará. Atualmente, o CBMPA possui um efetivo de 2.482 militares entre homens e mulheres, praças e oficiais.
Para essa grande obra o estado vai investir R$ 4.255.709,19 (Quatro milhões duzentos e cinquenta e cinco mil setecentos e nove reais e dezenove centavos). A empresa ganhadora da licitação que vai tocar a obra é a CTHT Brasil.
Mín. 20° Máx. 33°