Com mais de 37 anos de história em Xinguara, o Partido dos Trabalhadores (PT) se prepara para atuar na disputa eleitoral deste ano.
Sempre que se reúne a militância ressalta a história de luta do partido dos trabalhadores no município. O partido foi fundado em 1987, e em 1988 disputou as eleições municipais pela primeira vez com Walterlei candidato e obteve mais de 400 votos. Com Davi Passos foram três disputas até que em 2004, Davi foi eleito com mais de 7500 votos, e com a reeleição em 2008 com quase 15 mil votos.
Este ano, durante encontro da militância, foi decidido apoiar a candidatura defendida pela Federação "Brasil da Esperança", composta pelo PT, PCdoB e PV. O nome escolhido foi do professor Davi Passos (PSOL).
O partido, de acordo com Rivelino Zarpelon, está na campanha fortalecido pelo bom trabalho da gestão do PT em Xinguara.
“Temos que nos lançar na política, mas a gente também precisa renovar a política. Eu digo mudar o mesmo grupo político que está no poder há 12 anos. O Governo Moacir foi a continuidade do Governo do Osvaldinho”, destaca Rivelino dando um tom do discurso que vem por aí durante a campanha eleitoral.
A Esquerda sempre dialogou com as classes subalternas e com as minorias. Embora não tenhamos disputado vagas no Majoritário nas últimas 3 eleições e sem representação parlamentar nas últimas duas gestões, a pauta da esquerda continua latente e as demandas são perenes. Nossa arma é o diálogo constante para tornar conhecido nosso programa de governo. Nós vamos levar nosso projeto ao conhecimento da maioria da população, composta pela classe trabalhadora, pela juventude, pelas mulheres e crianças, para todos os moradores da periferia e para a classe média, prosseguiu.
Composição
No Pará o PT/PA tem 2 Deputados ferais e quatro Estaduais e 1 senador.
Deputadas estaduais; Dirceu Tem Caten, Maria do Carmo, Carlos Bordalo e Elias Santiago.
Deputados Federais: Airton Faleiro e Dilvandra Faro
Senador: Beto Faro. Diretório tem 22 membros e temos 700 filiados
Mín. 20° Máx. 26°