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GovernoGoverno Federal alerta beneficiários sobre golpe usando acesso indevido de contas do Bolsa Família;

Orientamos às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária.

Redação Integrada
Por: Redação Integrada Fonte: Regional 360 com Gazeta Brasil
26/08/2024 às 15h03
GovernoGoverno Federal alerta beneficiários sobre golpe usando acesso indevido de contas do Bolsa Família;
Foto: Lyon Santos/MDS/Divulgação

Desde a última quinta-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem recebido relatos de coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família sobre um golpe direcionado a famílias beneficiárias do Programa.

Segundo as denúncias, os beneficiários estão recebendo mensagens de texto (SMS) com links maliciosos, que podem levar a ataques de phishing.

Ao clicar nesses links, os usuários expõem suas informações e acessos a criminosos, possibilitando o acesso indevido às contas bancárias onde os benefícios do Bolsa Família são depositados, frequentemente acessados pelo aplicativo Caixa TEM.

O MDS esclarece que:

– A comunicação oficial com as famílias é feita por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família.

– O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para outros sites.

– Qualquer estratégia adicional de comunicação, como SMS ou WhatsApp, será previamente informada aos estados e municípios pelos canais oficiais do MDS.

– O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas.

As famílias que foram vítimas do golpe devem comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar a transferência bancária, com a possibilidade de realizar a contestação também pelo aplicativo Caixa TEM. Além disso, recomenda-se registrar um Boletim de Ocorrência.

O MDS está monitorando a situação com a Caixa Econômica Federal, que gerencia o aplicativo CAIXA TEM. A Caixa Econômica está avaliando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária e reforçando a segurança do aplicativo.

O MDS também reforçará as orientações sobre como proceder em casos de problemas com pagamentos por meio de seus canais de comunicação.

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