O instituto Amazzo Data divulgou, nesta sexta-feira (4), sua última pesquisa sobre as eleições em Redenção, maior colégio eleitoral da região Sul do Pará. O dentista Dr. Rener (PRD), como era tendência nos últimos levantamentos, continua favorito para assumir a prefeitura. O estudo foi registrado junto ao TRE (PA-00556/2024), com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram ouvidos 400 eleitores, de diferentes perfis e setores de Redenção. Na modalidade espontânea, na qual os eleitores dizem em quem querem votar, sem intervenção do entrevistador, Dr. Rener aparece com 42,8% das intenções de voto. Em seguida vem Gabriel Salomão (MDB), com 31,2%; e então Fernanda Teodoro (União Brasil), 4,8% das menções. Os que não souberam responder ou não opinaram, somaram 21,2%.
Na modalidade estimulada, quando os eleitores são apresentados aos candidatos registrados e disputando as eleições, Dr. Rener é mencionado por 44,9% dos entrevistados. Em segundo lugar vem Gabriel Salomão, com 35,1% das intenções de voto. Fernanda Teodoro é a ultima colocada, com 8,1%. Apenas 11,9% não souberam responder ou não opinaram. Todas as entrevistas foram realizadas entre 27 e 29 de setembro.
Os eleitores também informaram em quem não votariam sob nenhuma circunstância, para medir o chamado “índice de rejeição”. Gabriel Salomão foi considerado o mais rejeitado, com 26,1% das menções dos entrevistados. Em segundo lugar ficou Fernanda Teodoro, com 18,2%. Dr. Rener tem a menor rejeição, com 10,1% das menções. Outros 45,6% disseram não rejeitar nenhum candidato.