Quarta, 26 de Março de 2025
22°C 30°C
Xinguara, PA
Publicidade

Empresa chinesa é contratada para reformar aeroportos no PA

Aeroportos de Santarém, Marabá, Altamira e Carajás serão ampliados e pelo menos dois destes serão triplicados de tamanho. Anúncio foi feito pela nova administradora dos aeroportos, a Aena.

Redação Integrada
Por: Redação Integrada Fonte: Regional 360 com DOL
15/02/2025 às 08h46
Empresa chinesa é contratada para reformar aeroportos no PA
Aeroporto de Marabá, João Correa da Rocha, terá o triplo do espaço atual | Divulgação/Aena

Quatro aeroportos paraenses passarão por realização de grandes obras que resultarão em ampliação e modernização aeroportuária do Brasil. A Aena Brasil anunciou que assinou o contrato com o Consórcio Nova Engevix & PowerChina para a realização de obras de ampliação e modernização dos quatro aeroportos do Pará administrados pela concessionária.

Os serviços devem ter início nos próximos dias, após a emissão de todas as licenças necessárias, e a conclusão está programada para junho de 2026. Durante os trabalhos, está prevista a contratação de dois mil funcionários para atuar nos quatro aeródromos: Santarém, Marabá, Altamira e Carajás.

As reformas incluem ampliações significativas nos terminais de passageiros. Em Carajás, a área será cinco vezes maior, passando de 800 m² para 4.000 m². Santarém terá mais que o triplo do espaço atual, indo de 1.300 m² para 4.400 m². A proporção é semelhante à de Marabá, com uma expansão de 1.800 m² para 5.100 m². Já Altamira cresce de 1.200 m² para 2.900 m².

Além disso, serão implementados recursos de segurança em todos os aeródromos, como novas áreas de escape nas cabeceiras, faixas preparadas na pista e melhorias nas operações de pouso e decolagem. As iniciativas da Aena têm como objetivo atender à crescente demanda de passageiros e garantir que os aeroportos operem de forma moderna e alinhada aos padrões internacionais.

O Aeroporto de Marabá passará por uma grande modernização para atender melhor seus passageiros e acompanhar o crescimento da região |Divulgação/Aena

"Estamos orgulhosos em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária do Brasil. Nosso compromisso é com a eficiência operacional, o conforto dos passageiros e a segurança em todos os nossos terminais”, afirma o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus. As obras de ampliação e modernização dos aeroportos administrados pela concessionária no Pará beneficiam diretamente as regiões atendidas, contribuindo para a expansão do turismo e da economia.

O Aeroporto de Carajás ganhará um terminal de passageiros cinco vezes maior que o atual, passando de 800 m² para 4.000 m². |Divulgação/Aena

“São obras grandiosas, que irão movimentar muito a economia da região e deixarão um imenso legado para o estado do Pará. Estamos muito felizes em fazer parte deste empreendimento e contribuir para a modernização da infraestrutura aeroportuária do país”, afirma Fernando Schmidt, diretor do consórcio construtor CCBN.

A Nova Engevix Engenharia completa 60 anos em 2025, com atuação em diversos setores de infraestrutura. A empresa participou integralmente das primeiras concessões aeroportuárias do Brasil, tendo executado as obras dos aeroportos de Brasília, Natal e Manaus.

A PowerChina é uma das maiores construtoras do mundo, presente em mais de 130 países e desde 2010 vem atuando no Brasil, consolidando sua posição com mais estas grandes Obras.

SANTARÉM

O Aeroporto de Santarém ganhará um terminal de passageiros mais de três vezes maior que o atual, garantindo mais conforto e fluidez no embarque e desembarque. A área pública será ampliada, e novos espaços para check-in, segurança e restituição de bagagens tornarão o atendimento mais ágil e organizado.

Além da ampliação do terminal, a reconfiguração do pátio de aeronaves, a instalação de novos sistemas de aproximação e melhorias no acesso ao aeroporto elevarão os padrões operacionais e de segurança. Com essas mudanças, Santarém contará com um aeroporto mais moderno e funcional, impulsionando o desenvolvimento da região e fortalecendo sua conectividade aérea.

Principais melhorias:

Ampliação do terminal de 1.300 m² para 4.400 m²

Sala de embarque com quatro portões e 700 m²

Superfície da área pública será quatro vezes maior que a atual

Balcões de check-in com 20 posições e 161 m²

Dois controles de segurança (raios-X) em área de 150 m²

Restituição de bagagem com duas esteiras, numa área de 269 m²

Reconfiguração do pátio de estacionamento para oito aeronaves

Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras

Remodelação do meio-fio no acesso ao aeroporto

Instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI)

MARABÁ

O Aeroporto de Marabá passará por uma grande modernização para atender melhor seus passageiros e acompanhar o crescimento da região. As obras incluem a ampliação do terminal, além de melhorias nas áreas de check-in, segurança e restituição de bagagens. Essas mudanças garantirão um atendimento de maior qualidade, elevando o padrão da infraestrutura aeroportuária local. As intervenções também incluem ajustes na área externa, como a ampliação da via de pedestres, facilitando o acesso ao aeroporto.

Principais melhorias:

Ampliação do terminal de passageiros de 1.800 m² para 5.100 m²

Sala de embarque com quatro portões e 630 m²

Superfície da área pública será 3,6 vezes maior que a atual

Balcões de check-in com 13 posições e 150 m²

Dois controles de segurança (raios-X) em área de 70 m²

Restituição de bagagem com duas esteiras, numa área de 270 m²

Pátio de estacionamento para quatro aeronaves tipo C

Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras

Ampliação da via de pedestres

Revitalização do pavimento da pista e do pátio de estacionamento de aeronaves

CARAJÁS

O Aeroporto de Carajás ganhará um terminal de passageiros cinco vezes maior que o atual, passando de 800 m² para 4.000 m². Essa expansão garantirá mais conforto e eficiência, com um ambiente amplo e moderno para embarque e desembarque. A área pública terá um crescimento significativo, sendo 14 vezes maior que a atual. A segurança operacional será reforçada com novas áreas de escape na pista e a instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI). Na área externa, a ampliação do estacionamento trará mais comodidade a todos os usuários.

Principais melhorias:

Ampliação do terminal de 800 m² para 4.000 m²

Sala de embarque com dois portões e 380 m²

Superfície da área pública será 14 vezes maior que a atual

Balcões de check-in com nove posições e 45 m²

Controle de segurança (raios-X) em área de 140 m²

Restituição de bagagem com uma esteira, numa área de 170 m²

Pátio de estacionamento para até três aeronaves

Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras

Nova área técnica

Ampliação do estacionamento

Novos edifícios de apoio

Nova via de acesso para Seção Contra Incêndio

Instalação de Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI)

ALTAMIRA

A ampliação do terminal do Aeroporto de Altamira melhorará o fluxo de passageiros, com mais espaço para embarque, desembarque, check-in e restituição de bagagens. O pátio de aeronaves será expandido, novas áreas de escape aumentarão a segurança, e a via de pedestres será readequada para melhor circulação. Além disso, novos edifícios de apoio e tecnologias de navegação reforçarão a operação aeroportuária, garantindo mais conforto e eficiência para os usuários.

Principais melhorias:

Ampliação do terminal de 1.200 m² para 2.900 m²

Sala de embarque com dois portões e 370 m²

Superfície da área pública será 3,6 vezes maior que a atual

Balcões de check-in com oito posições e 70 m²

Controle de segurança (raios-X) em área de 100 m²

Restituição de bagagem com uma esteira, numa área de 180 m²

Pátio de estacionamento para até três aeronaves

Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras

Adequação da via de pedestres do lado ar

Ampliação de pátio para aeronaves da aviação geral

Instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI)

Novos edifícios de apoio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Prefeito de Marabá Toni Cunha
CASSA FANTASMAS Há 4 dias

Prefeito de Marabá está a procura de fantasmas e já demitiu 240 da gestão anterior

Segundo Toni Cunha, cerca de 240 agentes de conservação, contratados na gestão anterior, não foram localizados pela Secretaria Municipal de Administração

Toni Cunha, delegado licenciado da PF e deputado estadual em seu segundo mandato, é o novo prefeito de Marabá | Foto: Portal Debate
ELEIÇÕES 2024 Há 6 meses

Toni Cunha é eleito prefeito de Marabá com mais de 20 mil votos de diferença

Resultado confirma pesquisas de intenção de votos divulgadas pelo Portal Debate. Vice-prefeito eleito é o empresário João Tatagiba (Podemos). Ambos assumem a Prefeitura de Marabá ao término de duas gestões de Tião Miranda em 1º de janeiro de 2025

Toni Cunha percorreu todos os bairros e núcleos da cidade ao longo de pouco mais de 45 dias de campanha | Foto: Redes Sociais
ELEIÇÕES 2024 Há 6 meses

Toni Cunha será eleito prefeito de Marabá neste domingo, crava pesquisa Ampla

Na pesquisa estimulada, Toni Cunha aparece com 45,6% das intenções de voto, quase 12 pontos à frente do segundo colocado, Chamonzinho (MDB), que caiu ainda mais e agora pontua 33,9%. Dirceu ten Caten (PT) segue em crescimento e ocupa a terceira posição, com 13,5%

Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará
OBRAS Há 6 meses

Obras das Usinas da Paz entram na reta final em seis municípios do Pará

Obras em Marabá, Bragança, Castanhal, Abaetetuba, Cametá e Capanema estão com mais de 90% concluídas. Ao todo 28 novas usinas estão em construção. O Maior programa de assistência social do Brasil reduz números da violência e oferece mais de 70 serviços gratuitos para população  

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
AGROPECUÁRIA Há 7 meses

Pará lança programa que desbloqueia a venda de gado em áreas com recuperação ambiental

O mecanismo integra as ações do Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia da Pecuária, que vem sendo estruturado de forma participativa

Lenium - Criar site de notícias