A Liga Esportiva Municipal de Xinguara (LEMX) está sem diretoria desde 25 de fevereiro, quando terminou o mandato do então presidente José Carlos Júnior. Desde o encerramento do mandato, silencio total sobre a convocação para eleição da nova diretoria da entidade.
Sobre a não publicação do edital do processo eleitoral, dentro do prazo legal, o ex-presidente Zé Carlos garante que tudo está em conformidade com o estatuto.
Sem diretoria e qualquer expectativa de eleição marcada, a Secretaria de Esportes do município pediu apoio à FPF para nova eleição na entidade municipal.
O secretário de Esportes, Guilherme Costa Figueiredo, disse ao Regional 360 que o governo tem interesse em organizar o esporte local e para isso pediu apoio da Federação Paraense para a realização de eleição e legalização dos clubes xinguarenses.
“Estamos elaborando um plano de ação de controle da área do esporte, onde tudo será de autonomia da secretaria de governo”, explicou o secretário Guilherme.
Diante do pedido do governo de Xinguara a FPF por meio da Regional do Extremo Sul, com sede em Redenção, expediu edital de convocação marcando a eleição para o próximo dia 16 de março.
De acordo com a FPF terão direito a voto os clubes que assinaram a última alteração estatutária da Liga, em 3 de março de 2011, com cada agremiação podendo indicar um representante.
Os clubes deverão enviar a documentação de seus representantes até o próximo dia 12 de março ao presidente da Assembleia Geral de Eleição e Posse da Diretoria Executiva da LEMX.
Em Xinguara dois oito clubes federados, apenas cinco estão com a documentação regularizada. Terão direito a voto aquela agremiação que assinou a alteração estatutária de 2011 e ainda possui registro ativo na Receita Federal.
Clubes com direito a voto:
Associação Atlética Beneficente Estudantil
Associação Atlética Tiradentes
Associação Beneficente Comercial
Esporte Clube Som da Pedra
Esporte Clube Xinguara
Clubes sem direito a voto
Associação Atlética Beneficente Real
Carajás Futebol Clube
União Itamaraty Esporte Clube
O pleito esportivo será no dia 16 com a primeira convocação às 14h00, com a presença da maioria absoluta dos filiados com direito a voto. Caso não haja quórum, a segunda e última chamada será às 14h30, com qualquer número de filiados aptos a votar.