Durante a edição desta quinta-feira, 20, do programa Central GloboNews, a apresentadora Natuza Nery afirmou que a viagem tem sido chamada nos bastidores do poder de “Arca de Noé”. Segundo a jornalista, tal definição partiu de um ministro de Estado — que ela não revelou a identidade.
A comitiva sob liderança de Lula contará com ministros, aliados políticos, empresários e outros convidados. De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente ficará no Japão de 24 a 27 de março. Além disso, ele visitará o Vietnã, de 27 a 29 de março.
“Vai um monte de gente”, disse Natuza, ainda em fala atribuída a um ministro. “Presidente da Câmara, presidente do Senado, ex-presidente da Câmara, porque Arthur Lira vai, vão empresários.”
Na sequência, conforme a GloboNews, o comentarista Octavio Guedes declarou que o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, também recebeu o convite de Lula para viajar ao Japão. O parlamentar, no entanto, ainda não confirmou se embarcará rumo à Ásia.
GloboNews e Lula — além da viagem ao Japão
Canal que fez chacota da futura viagem de Lula ao Japão, a GloboNews é parte do Grupo Globo. Sob comando da família Marinho, o conglomerado de mídia recebeu mais de R$ 300 milhões em publicidade do governo federal desde que o petista reassumiu a Presidência da Republica, em 2022.
O valor supera os R$ 278 milhões repassados à empresa pela Secretaria de Comunicação durante os quatro anos da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.