Terça, 29 de Abril de 2025
21°C 33°C
Xinguara, PA
Publicidade

Filiação de Jatene no PL aumenta rumores de candidatura em 2026

Eleito três vezes governador do Pará, Jatene deixou o PSDB em 2021. Desde então, seu retorno foi especulado diversas vezes para disputar um quarto mandato

Redação Integrada
Por: Redação Integrada Fonte: Regional m360 com Estado do Pará Online
24/03/2025 às 06h35
Filiação de Jatene no PL aumenta rumores de candidatura em 2026
Simão Jatene único eleito eleito três vezes no Pará. Foto: Divulgação

Em dezembro de 2021, a saída de Simão Jatene do PSDB Pará surpreendeu parte da população, que considerava a figura do ex-governador como um dos principais representantes da legenda.

No entanto, 2025 trouxe uma novidade ao público em geral: ao pesquisar o nome do ex-governador Simão Jatene no site de buscas Google, o resumo da plataforma, gerado com as informações do site Wikipédia, Jatene aparece como filiado ao Partido Liberal desde 2024, legenda que reúne nomes como Éder Mauro, Rogério Barra, Toni Cunha, JK do Povão, entre outros.

Na época de sua saída do PSDB, onde esteve por 30 anos, Jatene justificou a atitude como forma de repúdio ao apoio que o PSDB dava ao “atual governo”. No período em questão, Helder Barbalho estava em seu primeiro mandato como governador do estado.

“Deixo o partido para ficar com aqueles que não se vendem e não se rendem, porque sonhos não envelhecem”, disse ele no vídeo. “Apoiar o atual governo ou participar de uma aliança sob o comando desse grupo, não é apenas renegar nossa história, não é apenas esquecer o passado, é retirar da nossa gente a esperança e o direito de ter futuro, e nós não podemos concordar com isso”, disse Jatene no vídeo onde anunciou sua saída do partido.

A possível filiação de Simão Jatene ao PL pode sinalizar não apenas uma possível candidatura para 2026, mas também um ‘reforço’ para a oposição do atual governo em um momento de grande importância. Sua ‘nova casa’ e seu ‘retorno à política paraense’ são alvos de especulações de analistas políticos desde sua saída do PSDB.

Lembrando que, em 2026, o eleitor deve votar para Presidente da República, Governador e Vice-Governador, Senador, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

O portal Estado do Pará Online (EPOL) – autor da matéria - entrou em contato com a assessoria do PL no Pará para confirmar a possível filiação, visto que o site Wikipédia possui edição livre e suas informações podem ser alteradas por qualquer pessoa. O PL Pará respondeu a solicitação do EPOL e negou a filiação de Simão Jatene ao partido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias