O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) anunciou, nesta terça-feira (20), a data das eleições suplementares para os municípios de Tucuruí e Cametá. Os eleitores das duas cidades voltarão às urnas no dia 3 de agosto de 2025 para escolher seus novos prefeitos e vice-prefeitos.
A nova convocação ocorre após decisões judiciais que resultaram no afastamento dos gestores eleitos. Com isso, os municípios seguem sob gestão interina até a realização do novo pleito.
Segundo o TRE-PA, o processo eleitoral obedecerá ao calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral e seguirá os mesmos trâmites e exigências legais de uma eleição regular.
Mais informações sobre prazos, registro de candidaturas e regras para a campanha devem ser divulgadas nas próximas semanas pelo tribunal. No entanto, como se tem 45 dias de campanha, calcula-se que elas terão início em 19 de junho, portanto daqui a um mês. Registros de candidatura devem ser feitos até o começo do próximo mês.
Em Tucuruí as duas mais fortes concorrentes ao cargo são Eliane Lima (Solidariedade) e Andreia Siqueira (MDB). Ainda não há definições sobre os vices nas chapas.
A situação em Cametá, cidade vizinha a Tucuruí, é semelhante e a eleição suplementar no município será realizada na mesma data.