Sábado, 14 de Junho de 2025
20°C 31°C
Xinguara, PA
Publicidade

Eleições suplementares de Tucuruí e Cametá serão realizadas em 3 de agosto

TRE Pará decidiu que eleições suplementares serão realizadas em agosto. Previsão é que campanhas tenham início em 19 de junho

Redação Integrada
Por: Redação Integrada Fonte: Regional 360 com Portal Tailandia
21/05/2025 às 11h51
Eleições suplementares de Tucuruí e Cametá serão realizadas em 3 de agosto
As duas mais fortes concorrentes ao cargo são Eliane Lima (Solidariedade) e Andreia Siqueira (MDB)

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) anunciou, nesta terça-feira (20), a data das eleições suplementares para os municípios de Tucuruí e Cametá. Os eleitores das duas cidades voltarão às urnas no dia 3 de agosto de 2025 para escolher seus novos prefeitos e vice-prefeitos.

A nova convocação ocorre após decisões judiciais que resultaram no afastamento dos gestores eleitos. Com isso, os municípios seguem sob gestão interina até a realização do novo pleito.

Segundo o TRE-PA, o processo eleitoral obedecerá ao calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral e seguirá os mesmos trâmites e exigências legais de uma eleição regular.

Mais informações sobre prazos, registro de candidaturas e regras para a campanha devem ser divulgadas nas próximas semanas pelo tribunal. No entanto, como se tem 45 dias de campanha, calcula-se que elas terão início em 19 de junho, portanto daqui a um mês. Registros de candidatura devem ser feitos até o começo do próximo mês.

Em Tucuruí as duas mais fortes concorrentes ao cargo são Eliane Lima (Solidariedade) e Andreia Siqueira (MDB). Ainda não há definições sobre os vices nas chapas.

A situação em Cametá, cidade vizinha a Tucuruí, é semelhante e a eleição suplementar no município será realizada na mesma data.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Alexandre Siqueira e Jairo Rejânio de Holanda Souza (MDB), eleitos prefeito e vice-prefeito de Tucuruí em 2020, foram cassados por abuso de poder econômico e gasto ilícito de recursos naquela eleição.
INELEGÍVEL Há 1 mês

TSE indefere candidatura de Alexandre Siqueira e determina nova eleição em Tucuruí

A maioria dos ministros entendeu que Siqueira está inelegível por abuso de poder econômico e compra de votos, conforme a Lei da Inelegibilidade. A decisão foi anunciada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE

Apesar da decisão da Justiça Eleitoral, Alexandre Siqueira reforçou que continuará exercendo normalmente as funções como prefeito.
TUDO PELO PODER Há 2 meses

Cassado pelo TSE, Alexandre Siqueira diz que não deixará Prefeitura de Tucuruí

“O processo trata de R$ 900 em gasolina, referente à campanha de 2020. O mandato cassado foi o que já se encerrou. Nada muda, vamos continuar trabalhando. Não acreditem em fake news”, declarou Siqueira

Prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira tem mandato cassado pelo TSE. — Foto: Reprodução / Milton Costa
NOVAS ELEIÇÕES Há 2 meses

TSE cassa mandato de Alexandre Siqueira, prefeito de Tucuruí, no Pará, e ordena nova eleição no município

Justiça eleitoral entendeu que houve abuso de poder econômico e gasto ilícito de recursos de campanha em caso de distribuição de combustível a eleitores.

Crédito: Reprodução
GESTÃO PÚBLICA Há 8 meses

MP pede o afastamento do prefeito, quatro secretários e 10 dos 13 vereadores, pelo desvio de R$ 170 milhões

Justiça indeferiu o pedido, mas decretou o bloqueio de bens de todos os acusados e a suspensão de pagamentos a oito empresas envolvidas

(Foto: Reprodução/Google)
INVESTIGAÇÃO Há 2 anos

MP diz que Alexandre Siqueira manipulou investigação do assassinato do ex-prefeito Jones William

O MPPA ainda denunciou nove novas pessoas, incluindo o atual prefeito do município,  Alexandre Siqueira, como o grande articulador de um esquema para incriminar os seus adversários políticos neste assassinato.

Lenium - Criar site de notícias