Sábado, 14 de Junho de 2025
20°C 31°C
Xinguara, PA
Publicidade

Waack: Lula traz chinês e apressa STF para regular as redes

Ao pedir hoje ao Supremo pressa na regulação de redes sociais, o presidente Lula deu mais um empurrão no perigoso confronto entre Poderes

Redação Integrada
Por: Redação Integrada Fonte: Regional 360 com CNN
03/06/2025 às 23h27
Waack: Lula traz chinês e apressa STF para regular as redes
O presidente do Brasil, Lula, e o ditador da China, Xi Jinping. (Foto: EFE/EPA/KEN ISHII)

Confronto que tem, de um lado, o Legislativo — que não chegou a uma legislação específica sobre fake news nem sobre como regular redes sociais — e, de outro, o STF, de braços dados ao Executivo.

Cujo presidente, o do STF, acaba de dizer que, se o Congresso não produz leis regulando, o Supremo faz.

O assunto já é para lá de espinhoso, pois, em princípio, quem faz leis é o Congresso, e quem julga se são constitucionais é o STF — que agora vai suprir uma lacuna do Legislativo? Ou seja, vai legislar?

É nesta quarta-feira que o STF retoma o julgamento sobre regular redes sociais. Mas a maneira como Lula juntou hoje a questão toda numa frase só piorou a posição do STF — e a do Executivo.

Lula confirmou que virá ao Brasil uma pessoa de confiança do presidente da China para conversar sobre regulação de plataformas digitais, e que o especialista chinês será recebido pelo chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo federal.

Ou seja, o presidente de uma democracia pede a um regime ditatorial ajuda para regular redes sociais — e encaminha esse ajudante para conversar com seu chefe da propaganda.

E recomenda pressa ao Supremo, que também, até hoje, não definiu exatamente o que é fake news, mas mantém há seis anos um inquérito sem fim com esse nome — com enorme impacto e controle sobre a política.

E se diz destinado a decidir sobre o que os representantes eleitos do povo não conseguiram — ou não querem — decidir.

Eu sei que Caetano Veloso — que gosta muito do Lula — vivia em outro contexto histórico quando compôs a célebre letra de Sampa.

Que hoje é a melhor para definir essa completa barafunda institucional: É o avesso do avesso do avesso do avesso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias