Sábado, 12 de Julho de 2025
20°C 34°C
Xinguara, PA
Publicidade

Brasileira de 22 anos será a 1ª mulher do país a ir ao espaço em missão privada

Laysa Peixoto integrará voo inaugural da Titans Space, previsto para 2029, ao lado de astronauta da Nasa

Redação Integrada
Por: Redação Integrada Fonte: Regional 360 com Infomoney
13/06/2025 às 08h09
Brasileira de 22 anos será a 1ª mulher do país a ir ao espaço em missão privada
Laysa é a primeira brasileira a liderar uma equipe na criação de tecnologias na NASA. Crédito: Reprodução/Instagram

A mineira Laysa Peixoto, de 22 anos, será a primeira brasileira a ir ao espaço. Natural de Contagem (MG), a jovem foi selecionada como astronauta de carreira e participará do voo inaugural da empresa Titans Space, previsto para acontecer em 2029. A missão será comandada por Bill McArthur, veterano da Nasa.

“É uma honra levar a bandeira do Brasil comigo como a primeira mulher brasileira a cruzar essa fronteira”, afirmou Laysa em publicação no Instagram.

O anúncio marca a entrada oficial da jovem em uma nova era da exploração espacial, com foco em estações espaciais privadas e futuras missões tripuladas à Lua e Marte. Nos próximos anos, Laysa continuará sua formação com voos suborbitais e missões privadas, além de treinamento como piloto.

Laysa Peixoto - Reprodução/Instagram

De asteroide a Saturno

Laysa iniciou sua trajetória na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde cursou Física e atuou no Observatório Astronômico. Em 2020, ganhou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e, no ano seguinte, descobriu um asteroide, batizado inicialmente de LPS0003 — em referência às suas iniciais.

Aos 19 anos, ingressou na Nasa, onde passou a liderar uma equipe dedicada ao desenvolvimento de tecnologias para a exploração espacial. Entre os projetos que coordena estão o MADSS, uma sonda que deve ser enviada a Saturno em 2029, e o AquaMoon, voltado à extração e transformação de água da subsuperfície lunar.

“Esse era o sonho mais impossível que eu poderia ter. Sinto uma gratidão imensa por toda a trajetória até aqui”, escreveu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias