Sábado, 12 de Julho de 2025
20°C 34°C
Xinguara, PA
Publicidade

CCJ decidirá sobre perda de mandato de Zambelli até julho

Presidente da Câmara, Hugo Motta enviou para a CCJ da Casa a ordem do ministro Alexandre Moraes para perda do mandato de Carla Zambelli

Redação Integrada
Por: Redação Integrada Fonte: Regional 360 com Metropoles
14/06/2025 às 15h05
CCJ decidirá sobre perda de mandato de Zambelli até julho
STF Moraes Zambelli - Reprodução

A ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes para que a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) perca seu mandato avançou na Câmara nas últimas horas.

O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou o caso para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira etapa de tramitação do processo.

À coluna, o presidente da CCJ da Câmara, deputado Paulo Azi (União-BA), afirmou que a ação de perda de mandato de Zambelli deve tramitar com celeridade no colegiado.

“Tem prazos regimentais a cumprir, mas quero tentar concluir antes do recesso de julho”, afirmou Azi à coluna.

Após pressão de bolsonaristas, Motta anunciou, na terça-feira (10/6), que o plenário da Câmara terá a palavra final sobre a ordem de Moraes para perda de mandato de Zambelli.

O caso Zambelli: da condenação até a fuga

Em 15 de maio, a Primeira Turma do STF condenou Zambelli por unanimidade a 10 anos de prisão e à perda de mandato por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em entrevista coletiva convocada por Zambelli após ser condenada, ela citou problemas de saúde e disse que não sobreviveria à cadeia. “Eu estou pegando vários relatórios dos meus médicos e eles são unânimes em dizer que eu não sobreviveria à cadeia”, afirmou.

Em 23 de maio, a defesa de Zambelli recorreu da decisão que a condenou e apresentou embargos declaratórios.

Em 25 de maio, a parlamentar deixou o Brasil por via terrestre pela fronteira com a Argentina, na região de Foz do Iguaçu (PR).

No sábado (7/6), o ministro Alexandre de Moraes determinou que o Ministério da Justiça formalizasse  o pedido de extradição de Zambelli, que diz estar em Roma, na Itália.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias