Sábado, 12 de Julho de 2025
20°C 34°C
Xinguara, PA
Publicidade

Repercussão negativa: “Dor, descaso e indignação: neta denuncia falhas na saúde pública de Xinguara após morte de idosa de 92 anos”.

Após queda em casa, idosa enfrenta demora no atendimento, ausência de ambulância e liberação sem exames não adequados.

Redação Integrada
Por: Redação Integrada Fonte: Regional 360 com Alerta Xinguara
20/06/2025 às 11h41 Atualizada em 20/06/2025 às 12h08
Repercussão negativa: “Dor, descaso e indignação: neta denuncia falhas na saúde pública de Xinguara após morte de idosa de 92 anos”.
Interior da Unidade de Pronto Atendimento em Xinguara. Foto: Arquivo Regional 360

Reportagem publicada na pagina Alerta Xinguara, no Instagram diz que o “Caso reacende debate sobre a estrutura da saúde pública de Xinguara”.

A influenciadora digital Mayara Gomes, designer de sobrancelhas e maquiadora profissional, conhecida no município de Xinguara, denunciou nas redes sociais o atendimento considerado negligente prestado à sua avó, de 92 anos.

Após sofrer um acidente doméstico (Queda) em casa, a idosa sentiu fortes dores, mas enfrentou dificuldades para conseguir atendimento emergencial. A família tentou contato com o SAMU, mas não conseguiu ambulância. Sem alternativa, levou a paciente por conta própria até a UPA de Xinguara.

Na unidade, a idosa recebeu apenas três injeções e foi liberada sem realizar raio-X ou permanecer em observação, mesmo com fortes queixas de dor.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ALERTA_XINGUARA (@alerta_xinguara)

No dia seguinte, com o quadro agravado, a família voltou a buscar atendimento. Novamente enfrentou dificuldades com o SAMU, que alegou falta de ambulância por motivo de manutenção.

Com a ajuda de uma servidora do SAMU que não estava de plantão, mas conhecia a família, a paciente foi levada à UPA, onde finalmente realizou o raio-X: fratura na perna e no braço. Após encaminhamento ao Hospital Regional, a idosa faleceu.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o médico responsável foi desligado da UPA e excluído da escala de plantões, mas até o fechamento desta matéria não foi divulgado o nome do profissional nem esclarecido detalhadamente o que motivou a falta de ambulância e as falhas no atendimento.

O caso gerou forte repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a precariedade da saúde pública em Xinguara.

Nota institucional da Secretaria de Saúde, publicada em rede social
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias