Sábado, 12 de Julho de 2025
20°C 34°C
Xinguara, PA
Publicidade

Derrubada do aumento do IOF: e nova derrota do governo Lula. Saiba como votou cada deputado

Proposta para acabar com decreto do governo foi aprovada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira e contou com votos de parlamentares filiados a partidos da base e um deputado petista

Redação Integrada
Por: Redação Integrada Fonte: Regional 360 com CNN
26/06/2025 às 02h19
Derrubada do aumento do IOF: e nova derrota do governo Lula. Saiba como votou cada deputado
Sessão de votações no plenário da Câmara. Na Mesa Diretora, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Por ampla maioria, a Câmara dos Deputados derrubou o decreto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumenta a alíquota sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Foram 383 votos favoráveis — entre membros da oposição e partidos com ministérios na Esplanada, além de um integrante do PT — contra 98 contrários, compostos por integrantes de partidos da base governista, como PSOL e PCdoB, além do PT, de Lula.

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) foi o único petista a votar pela queda do projeto do Executivo. Em nota divulgada à imprensa após a sessão do plenário, Falcão disse ter cometido um erro e reafirmou "seu compromisso com o projeto liderado pelo presidente Lula, com a classe trabalhadora e com a necessidade de fazer com que os mais ricos contribuam com sua justa parcela".

O movimento acontece nove dias após a Casa Legislativa aprovar o regime de urgência para a proposta, o que permite que ela seja analisada com maior rapidez. O próximo passo seria o Senado, onde o item foi colocado em pauta ainda hoje, e também derrubado em votação simbólica. 

As mudanças em algumas operações envolvendo o IOF foram anunciadas pelo Ministério da Fazenda inicialmente em 22 de maio, com o objetivo de cumprir a meta fiscal. Após repercussão negativa dentro e fora do Congresso, o ministro da pasta, Fernando Haddad, anunciou uma "recalibragem" para tentar conseguir transpor a arrecadação para outras fontes — que também não foi bem aceita.

A proposta aprovada susta todos os decretos do governo que aumentaram as alíquotas do IOF – as três normas editadas desde maio. O projeto tramitou apensado (de forma conjunta) com outras 36 propostas de mesmo teor. A maioria dos textos foi patrocinada pela oposição.

Deputados paraenses que votaram a favor da derrubada do aumento do IOF

MDB

Andreia Siqueira PA

Antônio Doido PA

Dra. Alessandra Haber PA

Henderson Pinto PA

José Priante PA

Olival Marques PA

Renilce Nicodemos PA

PL

Delegado Caveira PA

Delegado Éder Mauro PA

Joaquim Passarinho PA

PSD

Júnior Ferrari PA

Raimundo Santos PA

União

Pastor Claudio Mariano PA

Deputados paraenses que votaram contra a derrubada do aumento do IOF

PT

Airton Faleiro PA

Dilvanda Faro PA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias